Links

...

Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Comandos Úteis do CMD (Prompt de Comando do Windows)

Para a maioria das pessoas que usam um computador, só ouvir o nome “prompt de comando” já é capaz de deixá-los com um frio na espinha. Mas a verdade é que essa é uma das ferramentas mais poderosas e úteis de todo o Windows, já que ela controla funções extremamente importantes do sistema; inclusive algumas que muitos nem sabiam que existiam. Confira algumas delas logo abaixo.

1- Desligando um PC de sua rede

Esta é a função perfeita para quem quer sacanear alguém que esteja usando um computador conectado à mesma rede que você. Para isso, digite “shutdown.exe -i”, o que vai abrir um programa de desligamento remoto de computadores.
Agora vem a parte difícil: é necessário que você insira o número de IP da outra máquina no campo da ferramenta “Adicionar...”, logo, será necessário descobrir o endereço do outro computador de alguma forma. Depois, é só escolher a opção “Desligar” na lista da janela e colocar alguma mensagem de aviso sobre o desligamento, se desejar.
Vale lembrar que o Tecmundo não se responsabiliza por problemas causados por essa ação.

Forçando o desligamento

Caso você siga os passos acima e tudo que você conseguir for um aviso de erro, será necessário fazer um desligamento forçado. Para isso, abra o Painel de Controle, acesse o “Ferramentas Administrativas” e abra o programa “Diretiva de Segurança Local”.
Nesta área, abra a ferramenta Diretivas Locais > Atribuições de direitos de usuário > Forçar o desligamento a partir de um sistema remoto. Na nova janela, clique em “Adicionar usuário ou grupo...” e escolha o computador respectivo na lista exibida. Assim, a ferramenta de desligamento vai passar a funcionar.


2- Descobrindo a extensão

Se você encontrou um arquivo que está em um formato completamente desconhecido, a solução para saber a que programa ele pertence é bastante simples. Entrando com o comando “assoc”, seguido da extensão desejada, o prompt exibe qual é o software que ele utiliza, como é possível ver na imagem acima.

3- Tirando as dúvidas

É possível conseguir informações detalhadas de cada função existente no prompt de comando (com direito até mesmo a exemplos de como utilizá-lo) digitando-se um comando e, no fim dele, inserindo “/?”.

4- Pintando o prompt

A cor do seu prompt é muito sem graça para você? Então é só escrever o comando “color xy”, substituindo o “x” (que afeta a cor de fundo) e o “y” (que afeta a cor do texto) por números de 0 a 9 ou letras de “A” a “F”.
Vale avisar que, sempre que você abrir o prompt de comando, sua cor terá voltado ao normal.

5- Árvore de pastas

O comando “tree” pode não ser a mais útil das ferramentas do prompt, mas é uma das mais interessantes de observar: digitando a função, seguida de um caminho do seu computador, ela exibe toda a ramificação de pastas dentro da área delimitada.
Apenas esteja preparado para muitas informações. Pesquisando pastas como “C:\Windows”, o número de arquivos exibidos é tão grande que os dados se perdem na tela em instantes.

6- Vendo as informações com calma

Para situações em que a velocidade e quantidade das informações é grande demais, como descrito no item anterior, basta que você adicione a função “| more” depois do comando. Assim, o prompt exibe os dados até preencher a janela, esperando que você pressione a tecla de espaço antes de prosseguir.

7- Reutilizando comandos

É comum querer reutilizar uma ferramenta já inserida no prompt, e é possível fazer isso sem precisar reescrever todo o comando. Para isso, basta pressionar as teclas de cima e de baixo, que navegam entre as funções já usadas na sessão atual.

8- Copiando textos

Muitas pessoas acreditam que é impossível copiar informações mostradas no prompt, mas o fato é que esse tipo de função realmente existe; ela apenas é um pouco complicada de utilizar.
Para copiar um texto do prompt, clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto da janela e escolha a opção “Marcar”, no menu de contexto. Depois, basta selecionar a área desejada e clicar novamente com o botão direito do mouse. Com isso, ao usar o comando “Colar”, as palavras serão coladas normalmente.

9- Adicionando caminhos de pasta automaticamente

Inserir o caminho de uma pasta manualmente pode ser um verdadeiro incômodo, mas é necessário para muitas das funções do programa. A forma de contornar isso é bastante simples: basta arrastar a pasta desejada até a janela do prompt de comando para que isso seja feito instantaneamente.

10- Voltando atrás

Está bem, você executou algum comando no prompt e resolveu voltar atrás no meio do caminho? Basta pressionar as teclar Ctrl+C para cancelar a ordem, caso a tarefa não tenha sido completada. Mas vale avisar que essa ferramenta não faz milagres: ela não pode, por exemplo, parar uma formatação em andamento.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Alfenin

Dicoracao.com